logotipoADAPCDE- Associação para o Desenvolvimento das Actividades em Portugal de Circos, Divertimentos e Espectáculos, tem âmbito nacional, abarcando todos os empresários e entidades ligados às actividades de circo, diversões, espectáculos, restauração e outras praticadas em feiras, festas e romarias. É uma entidade sem fins lucrativos.                                              HOME

A ADAPCDE tem como objecto social a representação, defesa e promoção dos interesses económicos, sociais, profissionais e culturais dos associados, dentro de uma perspectiva de uma política económica e social que corresponda aos interesses de Portugal. Desenvolve e apoia as actividades ligadas às artes, aos espectáculos, às feiras e a outros eventos, que são cada vez mais importantes tanto pela sua dimensão económica como pela oferta turística, que contribuem para o desenvolvimento económico de Portugal.

Associação

Circos

Divertimentos

Espectáculos

Restauração

Festas/Feiras

Condições técnicas

Espaços

Fornecedores

Fotos

Importância

Impressos

Informações

Legislação

Links

Rotas

Segurança

Usados

 

 

www.Magikland.pt

 

 

Veículos

 

Os códigos actuais das actividades de diversão e recreativas são:

93210 Actividades dos parques de diversão e temáticos.

93291 Actividades tauromáquicas.

93292 Actividades dos portos de recreio (marinas).

93293 Organização de actividades de animação turística.

93294 Outras actividades de diversão e recreativas, n. e.

 

Para inspeção de diversões contacte o www.ISQ.pt (veja o convite do IPAC) ou o www.IEP.pt 

 

Nos países europeus as feiras incluindo aquelas com diversões são feitas em frente às câmaras e monumentos. Os espaços são grandes e bastante adequados para a sua actividade, há muito público e assim é fácil rentabilizarem o seu negócio; são locais aonde circulam muitas crianças e jovens com segurança, geralmente não há risco de atropelamento pois não há circulação de viaturas ou a circulação processa-se a baixa velocidade, o risco de violência é baixo, são espaços salubres e há todas as infra-estruturas necessárias ou senão são Málaga 8 2006postas à disposição durante a época festiva.

 

Exemplos europeus de feiras:

Em Málaga (8/2006) a feira fica situada a nordeste do centro, as diversões ocupam a zona sul enquanto que a restauração que ocupa o maior espaço situa-se na zona norte, na zona a oeste há uma edificação (foto da direita) para espectáculos gratuitos, mais a oeste a cerca de 400m é a principal zona de estacionamento com pessoal contratado e polícias a auxiliar e a orientar os condutores, junto à zona central há um pavilhão com actuações gratuitas de teatro para as crianças e a zona nascente dá acesso directo aos transportes públicos da cidade. Todas as zonas excepto estacionamento são alcatroadas. Apesar das diversões serem muito importantes a área dedicada à restauração supera a ocupada pelas diversões.

 

 

feira junto à marina de Mónaco 6 8 2006No Mónaco (8/2006), estão instalados várias diversões e bares ambulantes, num dos melhores locais de Mónaco, para a actividade de diversão e entretimento de crianças e jovens geralmente acompanhados pelos familiares. Esta mini-feira popular está instalada numa zona pavimentada, anexa à Boulevard Albert 1er, na marina, junta aos edifícios da zona central da cidade, local que é de fácil acesso à população, cuja localização privilegiada é essencial ao desenrolar da actividade das diversões (foto da esquerda).

 

Para a realização de qualquer feira anual a zona de parque de vivendas dos feirantes deve estar apetrechada com tomadas eléctricos para ligar imediatamente a electricidade aquando a chegada dos feirantes, de distribuidores de água canalizada e também de rede de saneamento. 

 

Os feirantes anuais têm necessidades próprias à sua actividade. Tal deve-se às feiras anuais terem a duração de vários dias e aos equipamentos serem super especializados para o sector e não abundarem pois exigem grande investimento, os feirantes são oriundos de todo o país, pelo que não é minimamente possível nem viável irem pernoitar às suas habitações, como acontece nas feiras com a duração de um dia, ou nas exposições em que os expositores quando não são do concelho geralmente pernoitam em estabelecimentos hoteleiros. Desde há muito que os feirantes anuais tiveram necessidade de andar com a sua vivenda atrás, que vai desde as mais pequenas como as roulotes até às maiores - os semi-reboques, nas quais a electricidade e a água são imprescindíveis, não sendo viável a utilização de geradores para suprimir a electricidade. Quando não há água ligada à rede é necessária a electricidade para bombear a água e para conseguir ter água sob pressão. A electricidade é indispensável em qualquer habitação, nomeadamente os sistemas de frio para conservação de alimentos e iluminação, já que os electrodomésticos e TV podem-se prescindir em parte, mas nas caravanas ela ainda é mais necessária porque geralmente a sanita funciona a electricidade.

Em Genebra, a feira de Inverno, ocupa uma rua situada no centro da cidade. Nestas fotos de 1/1/2007 (em baixo) vê-se que são dadas as condições indispensáveis aos feirantes que ocupam uma rua alcatroada. São montados quadros eléctricos para abastecimento eléctrico das vivendas e distribuidores para abastecimento de água como se pode constatar na foto abaixo da esquerda, já o saneamento é fácil, pois as ruas sendo dentro das cidades as quais têm sempre saneamento, bastará lá inserir a mangueira de cada vivenda/restauração temporária, enquanto que em Portugal, sítios como a Guarda Inglesa em Coimbra, que durante alguns anos serviu para a realização da feira popular, nem sequer ainda lá existe saneamento, nem nas proximidades e não existe potência eléctrica disponível.

 

Genebra 1 1 2007 abastec elec e águaFeira em Genebra 1 2007

 

A feira de Verão em Genebra realiza-se junto ao porto. As imagens seguintes foram captadas em 1/8/2007, a imagem em baixo à direita, mostra o cuidado que têm com os jardins durante esta feira, são colocadas temporariamente vedações em madeira para resguardo das flores, contudo não é por ser um espaço verde que deixa de haver feira como acontece em Portugal, que considera mais importante um relvado sem pessoas do que o mesmo ser utilizado para recreação durante um evento festivo de carácter anual.

Genève%201%208%202007%20Genève%201%208%202007

 

 

A imagem seguinte que foi captada a 25/09/2005, na feira de verão em Neuchâtel, a qual se realiza junto a porto, mostra que as feiras do povo suíço realizam-se junto aos edifícios de interesse cultural/arquitectónico, estas feiras além de concursos gastronómicos, serviços de restauração, exposições e comércio incluem sempre divertimentos e espectáculos, pois as organizações preocupam-se que a mesma ofereça as melhores condições e que seja do interesse da população cobrindo todas as faixas etárias.

Neuchâtel%202005%2009%2025%20Sw3

 

 

Em Bruxelas, durante os meses de Julho a Agosto, funciona uma feira na Boulevard Poincaré, situada a oeste do centro, que faz parte da cintura interna da cidade, ocupando uma das três faixas de rodagem numa extensão de 1km, em que o município instala semáforos suplementares no meio da faixa de rodagem, ficando os mesmos alinhados com as diversões e vivendas de feirantes, para que os automobilistas os possam ver bem.

Boulevard Poincaré Bruxelas 8 2007 semáforo

 Semáforo suplementar seguro com estrutura metálica         

Boulevard Poincaré Bruxelas 8 2007 vivendas

Ocupação da faixa de rodagem c/vivendas e divertimentos  

 

Há também quadros eléctricos amovíveis pois não estão chumbados ao chão ver a foto (8/2007) para que quando os feirantes tenham imediatamente electricidade.

 

 Boulevard Poincaré Bruxelas 8 2007 dist elect 

Quadros eléctricos amovíveis

 

Em Paris a feira popular está permanentemente instalada no Jardin dês Tulleries, situada a Oeste e a poucas dezenas de metros do museu do Louvre (por trás da grande roda é uma parte do Louvre). Também junto à Torre Eiffel estão permanentemente dois divertimentos e do outro lado do rio Senna, na Praça de Varsóvia, está permanente um grande carrossel e na Praça da República está permanente um divertimento para crianças.

Grande roda no Jardin des Tuileries, junto ao Louvre 

Feira Popular de Paris, Jardin dês Tulleries

 

carrocel junto à Torre Effiel 7 8 2007

divertimentos junto da Torre Eiffel, a oeste

 

carrocel praça de Vrasovia Paris 7 8 2007

Grande carrossel na Praça de Varsóvia, Paris       

 

divertimento infantil praça da república Paris 7 8 2007

Divertimento infantil Praça da República, Paris

 

Em Nice no jardim junto ao Hotel Boscolo Plaza e ao Casino Barriere Ruhl, anexa à avenida Promenade des Anglais que fica enfrente à praia, está montado permanentemente um carrossel e por a altura do Carnaval há uma feira de diversões. As fotos das diversões foram captadas a 24/1/2008.

Carrossel%20no%20jardim%20des%20Promenade%20des%20Anglais%20Nicenice%20013

nice%20008nice%20012

 

Em Munique, Alemanha a feira Oktoberfest realiza-se no centro da cidade. As ruas são asfaltadas, e está reservada a eventos como a feira anual. As construções existentes são bares pré-fabricados em madeira aonde se festeja a festa da cerveja.

munique Oktoberfest Munichoktoberfest-munich-germany-2

 

DSCF2985DSCF2982DSCF2987

Imagens da October Fest, Munique

 

organizacaofeiraMunique

Repare-se na organização desta feira de Munique:

1- As vivendas dos feirantes ficam nas traseiras dos equipamentos (linhas a vermelho).

2- Os pavilhões e rulotes pequenos ficam no meio das ruas (linhas a verde).

3- Os grandes pavilhões de restauração estão à parte e ocupam a maior parte da feira (linhas a azul).

 

Atualmente já começa a haver uma abertura pela parte dos municípios em autorizar a realização das feiras de diversões (feiras populares) em locais apropriados:

feira%20coimbra%206%202008,

A CM de Coimbra autorizou a realização da feira dos Santos Populares organizada pela Junta de Freguesia dos Olivais a fazê-la em local pavimentado, o parque da Ecovia, no parque junto aos Bombeiros Sapadores.

A ADAPCDE agradece e elogia a atitude da CM de Coimbra. Foto de 7/6/2008.

 

 

São%20João%20Alfandega%20Porto%206%202008

A CM e a Alfandega do Porto têm autorizado a realização de uma feira aquando as festas de São João, organizada por produtora de eventos, junto à Foz do Douro. Foto de 22/6/2008.

 

 

Porto62009

A CM do Porto têm autorizado a realização de uma feira aquando as festas de São João, organizada por produtora de eventos, junto à Torre dos Clérigos.

A ADAPCDE agradece e elogia a atitude da CM do Porto. Foto de 25/06/2009.