www.adapcde.org

Página Actualizada em 16/3/2011

 

 

Espaços em Portugal para circo e feira

Em Portugal a maioria dos municípios não criou espaços próprios para o funcionamento de circos, diversões e feiras, aliás fizeram o contrário, acabaram com muitos espaços aonde se realizavam incluindo alternativas aonde se poderiam vir a desenrolar minimamente as actividades atrás mencionadas. Construirão nesses locais jardins, não permitindo lá instalar equipamentos maiores por causa de não danificar o relvado e também porque não deixaram espaços amplos para exercer estas actividades, pois nos maiores espaços disponíveis tem colocado pedras, estátuas e outros corpos tridimensionais que impedem a instalação de qualquer equipamento com dezenas de metros quadrados, sem terem a mínima consideração pelos profissionais de circo e feira. Os circos e divertimentos necessitam de funcionar nos melhores locais, aonde haja bom acesso, o espaço tem de ser limpo pois os clientes dos circos e os utilizadores de diversões são sobretudo jovens e crianças. Em terrenos não pavimentados, no verão os visitantes levam com poeira e no Inverno ficam com os sapatos e calças sujas de lama.

 

Apesar das cidades europeias terem cada vez menos espaços para os circos e divertimentos funcionarem, os europeus não marginalizam os feirantes como acontece em Portugal. Os municípios europeus até se dão ao imenso trabalho e custo para as tornar possíveis ocupando avenidas, ruas, jardins e praças.

 

Nos países europeus os divertimentos são instalados enfrente às câmaras e edifícios com interesse cultural. Os espaços são grandes e bastante adequados para a sua actividade, há muito público e assim é fácil rentabilizarem o seu negócio; são locais aonde circulam muitas crianças e jovens, geralmente não há risco de atropelamento pois não há circulação de viaturas ou a circulação processa-se a baixa velocidade, é salubre e há todas as infra-estruturas ou quando não são permanentes são postas à disposição.

 

Exemplos europeus de feiras com divertimentos:

Em Málaga (8/2006) a feira fica situada a nordeste do centro, as diversões ocupam a zona sul enquanto que a restauração que ocupa o maior espaço situa-se na zona norte, na zona a oeste há uma edificação (foto da direita) para espectáculos gratuitos, e mais a oeste a cerca de 400m é a principal zona de estacionamento, junto à zona central há um pavilhão com actuações gratuitas de teatro para as crianças e a zona nascente dá acesso directo aos transportes públicos da cidade. Todas as zonas excepto estacionamento são alcatroadas.

 

 

No Mónaco (8/2006), estão instalados várias diversões e bares ambulantes, num dos melhores locais de Mónaco, para a actividade de diversão e entretimento de crianças e jovens geralmente acompanhados pelos familiares. Esta mini-feira popular está instalada numa zona pavimentada, anexa à Boulevard Albert 1er, na marina, junta aos edifícios da zona central da cidade, local que é de fácil acesso à população, cuja localização privilegiada é essencial ao desenrolar da actividade das diversões (foto da esquerda).

 

Para a realização de qualquer feira anual a zona de vivendas deve estar apetrechada com tomadas eléctricos para ligar imediatamente a electricidade aquando a chegada dos feirantes, de distribuidores de água canalizada e também de rede de saneamento. 

 

Os feirantes anuais têm necessidades próprias à sua actividade. Tal deve-se às feiras anuais terem a duração de vários dias e aos equipamentos serem super especializados para o sector e não abundarem pois exigem grande investimento, os feirantes são oriundos de todo o país, pelo que não é minimamente possível nem viável irem pernoitar às suas habitações, como acontece nas feiras com a duração de um dia, ou nas exposições em que os expositores quando não são do concelho geralmente pernoitam em estabelecimentos hoteleiros. Desde há muito que os feirantes anuais tiveram necessidade de andar com a sua vivenda atrás, que vai desde as mais pequenas como as roulotes até às maiores - os semi-reboques, nas quais a electricidade e a água são imprescindíveis, não sendo viável a utilização de geradores para suprimir a electricidade. Quando não há água ligada à rede é necessária a electricidade para bombear a água e para conseguir ter água sob pressão. A electricidade é indispensável em qualquer habitação, nomeadamente os sistemas de frio para conservação de alimentos e iluminação, já que os electrodomésticos e TV podem-se prescindir em parte, mas nas caravanas ela ainda é mais necessária porque geralmente a sanita funciona a electricidade.

Em Genebra, a feira de Inverno, ocupa uma rua situada no centro da cidade. Nestas fotos de 1/1/2007 (em baixo) vê-se que são dadas as condições indispensáveis aos feirantes que ocupam uma rua alcatroada. São montados quadros eléctricos para abastecimento eléctrico das vivendas e distribuidores para abastecimento de água como se pode constatar na foto abaixo da esquerda, já o saneamento é fácil, pois as ruas sendo dentro das cidades as quais têm sempre saneamento, bastará lá inserir a mangueira de cada vivenda/restauração temporária, enquanto que em Portugal, sítios como a Guarda Inglesa em Coimbra, que durante alguns anos serviu para a realização da feira popular, nem sequer ainda lá existe saneamento, nem nas proximidades e não existe potência eléctrica disponível.

 

 

A feira de Verão em Genebra realiza-se junto ao porto. As imagens seguintes foram captadas em 1/8/2007, a imagem em baixo à direita, mostra o cuidado que têm com os jardins durante esta feira, são colocadas temporariamente vedações em madeira para resguardo das flores, contudo não é por ser um espaço verde que deixa de haver feira como acontece em Portugal, que considera mais importante um relvado sem pessoas do que o mesmo ser utilizado para recreação durante um evento festivo de carácter anual.

 

A imagem à direita que foi captada a 25/09/2005, na feira de verão em Neuchâtel, a qual se realiza junto a porto, mostra que as feiras do povo suíço realizam-se junto aos edifícios de interesse cultural/arquitectónico, estas feiras além de concursos gastronómicos, serviços de restauração, exposições e comércio incluem sempre divertimentos e espectáculos, pois as organizações preocupam-se que a mesma ofereça as melhores condições e que seja do interesse da população cobrindo todas as faixas etárias.

 

 

 

Em Bruxelas, durante os meses de Julho a Agosto, funciona uma feira na Boulevard Poincaré, situada a oeste do centro, que faz parte da cintura interna da cidade, ocupando uma das três faixas de rodagem numa extensão de 1km, em que o município instala semáforos suplementares no meio da faixa de rodagem, ficando os mesmos alinhados com as diversões e vivendas de feirantes, para que os automobilistas os possam ver bem.

Há também quadros eléctricos amovíveis pois não estão chumbados ao chão ver a foto da direita (8/2007).

 

    Semáforo suplementar seguro com estrutura metálica            Ocupação da faixa de rodagem c/vivendas e divertimentos                             Quadros eléctricos amovíveis

 

Em Paris a feira popular está permanentemente instalada no Jardin dês Tulleries, situada a Oeste e a poucas dezenas de metros do museu do Louvre. Também junto à Torre Eiffel estão permanentemente dois divertimentos e do outro lado do rio Senna, na Praça de Varsóvia, está permanente um grande carrossel e na Praça da República está permanente um divertimento para crianças.

Feira Popular de Paris, Jardin dês Tulleries                                                                              divertimentos junto da Torre Eiffel, a oeste

 

Grande carrossel na Praça de Varsóvia, Paris                                                           Divertimento infantil Praça da República, Paris      

 

Em Nice no jardim junto ao Hotel Boscolo Plaza e ao Casino Barriere Ruhl, anexa à avenida Promenade des Anglais que fica enfrente à praia, está montado permanentemente um carrossel e por a altura do Carnaval há uma feira de diversões. As fotos das diversões foram captadas a 24/1/2008.

 

Espaços apropriados

Os locais para o exercício das actividades de circo, divertimentos, espectáculos, festas públicas, e feiras, devem ser em locais que permitam o seu desenvolvimento e que devem respeitar os requisitos:

1-Situarem-se no centro das localidades ou na sua periferia quando seja impossível, para que a população local não tenha que se deslocar na sua viatura (constata-se sem sombra de dúvidas que as melhores feiras são no centro das populações. Há o senão do estacionamento sobretudo para os moradores locais, porque durante o evento têm dificuldade em estacionamento. Também o ruído é prejudicial, mas, quanto a ele pode ser bastante reduzido se forem impostas no regulamento do evento algumas regras que iremos adiante sugerir. As reclamações com ou sem razão têm prejudicado o sector, como foi o que aconteceu este ano com a romaria de Matosinhos (Maio de 2007) que foi encurtada na sua duração uma semana, devido sobretudo aos dois aspectos atrás referidos. Os habitantes locais aceitaram que a feira fosse no mesmo local, desde que começasse uma semana mais tarde e acabasse no dia previsto, assim, umas das melhores feiras tanto para os feirantes como comerciantes locais e visitantes, em que se trabalha desde manhã, foi encurtada reduzindo as receitas para metade tendo os feirantes estado parados à espera que ela começasse, pois é das primeiras feiras. Espera-se que para o ano de 2008 a promessa dum novo local próximo seja cumprido e o mesmo não reduza significativamente o número de visitantes, todavia a parte da feira que ocupa o parque de estacionamento deve de lá sair, mas a parte na rua e rotundas enfrente á igreja deve lá permanecer, como é tradição desde há centenas de anos.

2- Terem bons acessos,

3- Serem pavimentadas para evitar a sujidade, provocada pelo pó, proveniente da terra.

4- Terem as infra-estruturas básicas como abastecimento e saneamento de águas (o saneamento é muito importante para os serviços de restauração e vivendas dos feirantes) e potência disponível em energia eléctrica. Ter rede eléctrica de terra, com muitos pontos para ligação à terra de todas as estruturas electrificadas.

5- Haver zonas distintas para estacionamento dos veículos/vivendas de feirantes/expositores e de veículos dos visitantes e autoridades/contratados a auxiliarem o transito/estacionamento (na feira de Málaga, além da polícia estar a orientar o transito na zona da feira, há ainda muitos contratados para ajudarem no estacionamento, em Portugal tal só se vê no Zoomarine).

6- Situarem-se em locais apetecíveis como beira-rio/mar.

7- Haver iluminação publica com ruas ornamentadas

8 – Haver instalações sanitárias mínimas e pessoal contratado para as manter limpas.

9 – Não cobrarem entrada

 

A organização de feiras deve atender aos requisitos:

a) - A implantação de divertimentos e de outros equipamentos, em recintos itinerantes, obriga que previamente seja feito em planta topográfica, fotografia ou desenho, um esboço da respectiva distribuição.

b) Se houver só uma entrada principal e se o espaço for amplo, então devem os equipamentos distribuírem-se em forma de U, ficando no meio, equipamentos sem telhado, de pequena altura, para permitir uma visão panorâmica a quem entra no recinto. A entrada no caso de ser única deve ter uma largura mínima de 3m, sempre desimpedida, aconselha-se como mínimo 6m.

c) Se o recinto for constituído por ruas, estas não poderão ter menos de 3m de largura livres, de telhados, avançados ou zonas de esplanadas, para salvaguardar a circulação de público, de viaturas de serviço como a entrega de alimentos à restauração, manutenção e de viaturas de emergência.

Sempre que possível deve haver uma entrada de serviço para viaturas, indistinta das entradas dos peões.

d) Acautelar inclusive junto das autoridades o fácil acesso das viaturas de transporte de produtos congelados e outros junto dos restaurantes, de modo a que os produtos não sejam submetidos a calor excessivo nem corram riscos de conspurcação mesmo que embalados.

e) O acesso terá de estar autorizado até às 19:30, excepto domingos e feriados que poderá ser estipulado outro horário.

f) A localização do palco, deve ser tal que permitia ter disponível à sua frente, um espaço com um comprimento mínimo, igual à largura do palco, estar voltado para zonas desabitadas ou no caso de ser impossível o som deve ser distribuído em redor do recinto e orientado para o meio. Os espectáculos devem ser limitados a 120dB Leq, medidos horizontalmente a partir de 5 m de distância, ao plano vertical que as colunas se encontram. O som deve ser equilibrado de tal modo que não haja frequências em excesso, que provoquem dor nos ouvidos do público, em especial as frequências na ordem de 2 a 3kHz.

g) Espectáculos nocturnos próximos de habitações, a menos de 1km de distância, deverão ser organizados de modo a terminar até as 2h.

Repare-se na organização da feira de Munique “October Fest”:

1- As vivendas dos feirantes ficam nas traseiras dos equipamentos (linhas a vermelho).

2- Os pavilhões e rulotes pequenos ficam no meio das ruas (linhas a verde).

3- Os grandes pavilhões de restauração estão à parte e ocupam a maior parte da feira (linhas a azul).

 

As organizações de feiras devem ter regulamentado a participação dos feirantes e o seu funcionamento e lá inserir as regras:

a) Tem direito de preferência e de escolha do local de implantação, as entidades mais graduadas. Para tal o principal factor deve ser a quantidade de participações anuais no evento.

b) Tem direito de preferência, quem tenha equipamentos de maior dimensão, sem prejuízo da alínea anterior.

c) Barracas ou vendedores ambulantes não podem ficar a impedir a circulação do público nem o acesso aos divertimentos ou estabelecimentos de restauração.

d) A distribuição dos restantes equipamentos, nomeadamente stands, barracas e vendedores ambulantes ser condicionada às anteriores alíneas

e) Exigir a atenuação do ruído proveniente de Divertimentos:

1- A passagem de música ou falar ao microfone, ser limitado a 110dB Leq, medidos horizontalmente a partir de 1 m do perímetro exterior do divertimento, excluindo rampas de acesso.

2 - Para passagem de música, acima de 85dB Leq, a música terá de ser oriunda de uma única fonte, para evitar o ruído ensurdecedor, somatório oriundo de cada divertimento passar música diferente. Pode empregar-se a sintonia de uma dada emissora de rádio, ou o sinal pode ser distribuído por cabo ou por wireless que cumpra as demais disposições legais em vigor.

3 – Para passar música ou falar ao microfone, acima de 85dB Leq, só com as colunas orientadas para o interior do divertimento.

4 - Ser proibido o emprego do microfone para dizer, obscenidades, gritar excepto em caso de sinistro ou para cumprimentar os passageiros e de fazer ou gerar ruídos sem nexo.

5 - O promotor do evento pode exigir níveis mais baixos, especificando-os no contrato de cedência de espaço, bem com a hora nocturna ou outras em que deve haver uma forte redução do nível sonoro produzido.

6 - A distorção harmónica total máxima admitida ser de 5%.

7 - O som deve ser equilibrado de tal modo que não haja frequências em excesso, que provoquem dor nos ouvidos do público, em especial para as frequências na ordem de 2 a 3kHz.                                      

8 - As sirenes ou buzinas muito potentes só poderem tocar num espaço curto de tempo e a partir das 22h é proibida a sua utilização.

9- Ser obrigatório o uso de silenciadores nos descarregadores de ar de cilindros pneumáticos que sejam barulhentos, nomeadamente cangurus e saltamontes.

10- Haver penalizações para a infracção às regras, nomeadamente multas a aplicar pelo promotor/organizador do evento.

 

Actualmente já começa a haver uma abertura pela parte dos municípios em autorizar a instalação de feiras de diversões em locais apropriados:

A CM de Coimbra autorizou a realização da feira dos Santos Populares organizada pela Junta de Freguesia dos Olivais a fazê-la em local pavimentado, o parque da Ecovia, no parque junto aos Bombeiros Sapadores. A ADAPCDE agradece e elogia a atitude da CM de Coimbra. Foto de 7/6/2008.

 

A CM e a Alfandega do Porto têm autorizado a realização de uma feira aquando as festas de São João, organizada por produtora de eventos, junto à Foz do Douro. Foto de 22/6/2008.

 

A CM do Porto têm autorizado a instalação de feiras de diversões aquando as festas de São João junto à Torre dos Clérigos e em outros locais históricos (2009).