ADAPCDE- Associação para o Desenvolvimento das Actividades em Portugal de Circos, Divertimentos e Espectáculos, tem âmbito nacional, abarcando todos os empresários e entidades ligados às actividades de circo, diversões, espectáculos, restauração ambulante e outras praticadas em feiras, festas e romarias. É uma entidade sem fins lucrativos.                                      Home

A ADAPCDE tem como objecto social a representação, defesa e promoção dos interesses económicos, sociais, profissionais e culturais dos associados, dentro de uma perspectiva de uma política económica e social que corresponda aos interesses de Portugal. Desenvolve e apoia as actividades ligadas às artes, aos espectáculos, às feiras e a outros eventos, que são cada vez mais importantes tanto pela sua dimensão económica como pela oferta turística, que contribuem para o desenvolvimento económico de Portugal.

Associação

Circos

Divertimentos

Espectáculos

Restauração

Festas/Feiras

Animais

Fornecedores

Fotos

Impressos

Informações

Legislação

 

Links

 

Segurança

Veículos

Veterinária

Com o DL 268/2009 os circos itinerantes (também para as praças de toiros e outros) têm de ter uma inspecção anual por uma entidade acreditada, enquanto noutros países são os engenheiros que as fazem, tal veio agravar os custos para os circos.

Os circos a 1/1/2008 perderam a isenção do imposto de circulação que era o único beneficio que tinham no exercício da sua actividade

A ADAPCDE em Setembro de 2007 apresentou ao Primeiro-ministro uma extensa proposta legislativa que ficou na posse do gabinete do Sr. Ministro da Economia e Inovação ver texto completo sem que nada tivesse sido feito.

Exemplo dos apoios de educação em Espanha aos filhos dos artistas circenses .

Compila-se um e-mail recebido do professor espanhol, Pascual Valero, ao serviço de circo italiano no qual trabalham portugueses como o nosso associado Miguel Ângelo enviado a pedido de Mário Loureiro.

Mi nombre es pascual, soy el maestro de la escuela del circo Acquático Zoppis de ruta por España.

Miguel Ángelo Valente me dió la dirección de e-mail de vuestra asociación para que le enviara a usted información sobre como gestiona el gobierno español las escuelas públicas de los circos.

le mando archivo informativo de las leyes españolas sobre las escuelas de circo.

en resumen, el circo es propietario del aula-caravana y de la vivienda del maestro, el estado paga todo el sueldo del maestro y da una ayuda de 12.000 euros para el mantenimiento de la escuela. en el archivo se especifícan las condiciones para el aula y la vivienda. En el caso de nuestro circo están construidas las dos en un trailer.

Espero que sea de su interés, intentaré mandar más información y alguna fotografía.

Para cualquier consulta estoy a su disposición.

reciba un cordial saludo.

Lei espanhola de apoio ao circo ayudas para aulas de circo en Espana 

Imagens 1, 2 da viatura escola do Circo Richards Bros durante as aulas. Viatura, professor e outros são subsidiados pelo Ministerio de Educación y Ciencia de Espanha. Durante a tournée por Portugal, em Coimbra 1/10/2009.

 Atualizada a 4/1/2013