Imagens de instalações

www.adapcde.org

Página Actualizada em 23-03-2011

 

Apresentação sobre segurança

Veja parte da apresentação em PowerPoint (2,5MB) sobre trabalhar com segurança em instalações temporárias ministrado na sede da ADAPCDE no dia 24/1/2009 pelo formador Eng. Mário Loureiro (certificado EDF 16813/2002DC). Nesta formação participaram ainda a Dra. Marcianita Loureiro, técnica superior em Higiene e Segurança no Trabalho (certificado 0809/13005/02) e formadora (certificado EDF467214/2008) e o bombeiro sapador João Patriarca (certificado EDF 10014/99DL).

 

A botija estar armazenada no interior não é seguro, só é parcialmente se ela tiver válvula de segurança - limitadora de pressão, pois podem explodir em caso de incêndio com o aquecimento o aço cede e o gás ao sair violentamente explode instantaneamente, ver os relatos de duas botijas que explodiram com um incêndio em Viegas, (2004, Cercados Pelo Fogo. Minerva Coimbra).

 

               

                                                                                              Gás                                          Vitrina                        Corrimão e rampa anti-derrapante p/ prevenção de quedas

 

Sistema de gás fechado em caixa metálica com ventilação possui corte de gás automático accionado por sensor de fuga de gás. Em caso de incêndio como aconteceu em Torres Novas em 2007 ao Sr. Humberto Nunes Pereira. Os cozinheiros relataram que viram a mangueira do gás solta a libertar gás e que instantaneamente ficou tudo em chamas. Só após horas de combate ao incêndio por dezenas de bombeiros é que se extinguiu o fogo, tendo o fogo destruído completamente a instalação de restauração especializada em pão com chouriço instalada em semi-reboque. No caso da botija estar no exterior tal destruição não teria acontecido pois seria fácil o corte do gás.

As mangueiras de gás têm de ser bem apertadas com abraçadeiras de parafuso e porca em cada mudança ou serem feitas com tubos com ponteiras cravadas por equipamentos apropriados para que não haja um elevado risco de fuga.

Nota - Só se pode ter no máximo 4 botijas das grandes de propano juntas (cada uma tem 110 litros de capacidade) de modo que o GPL armazenado seja inferior a 520 litros de acordo com a Portaria n.º 451/2001 de 5 de Maio.

 

 

 

Toalhas de papel de mão e produto de lavar as mãos fixados a parede, para uma adequada higienização das mãos, caixa de primeiros socorros e avisos de higiene e segurança alimentar.

 

 

 

                                                                                                                             Torneira de lavatório por pedal               Armário de produtos de limpeza

Torneira de lavatório accionamento obrigatório por pedal, joelho ou cotovelo para que o manipulador não toque lhe com as mãos.

Armário de produtos de limpeza para que os produtos químicos não andem misturados com os alimentos reduzindo-se o risco de contaminação química quer por distracção ou por acidente.

 

 Superfícies em inox e pavimento em PVC

 

Chão em PVC. As superfícies das cozinhas devem ser em inox pois além de não se degradarem são fáceis de higienizar. O pavimento tem de ser anti-derrapante em material impermeável, não absorvente lavável e não tóxico.

 

A instalação eléctrica e as estruturas metálicas têm de ser electricamente ligadas à terra. Se houver uma boa terra, ou seja com boa condutividade à terra (valor de terra com poucos Ohm) quando o fio condutor de uma fase tocar na estrutura o fusível ou disjuntor de alimentação queimava/disparava provocando o corte eléctrico mesmo que o diferencial estivesse avariado ou não existisse.

 

É preciso ter um cuidado especial com o cabo de abastecimento eléctrico pois no caso de ele ficar perfurado e um dos condutores das fases tocar na estrutura metálica, para quem estiver no exterior e tocar na estrutura haverá risco de morte por electrocussão, devido ao cabo eléctrico geralmente não ter antes do quadro um diferencial de protecção que provocaria o disparo se houvesse fuga eléctrica à terra.

 

Para prevenção de electrocussão o(s) diferenciais têm de ser de 30mA e manterem-se em bom estado de funcionamento. Salienta-se que só se morre por electrocussão quando a corrente eléctrica atravessa o corpo humano numa intensidade superior a 50mA.

Em cada nova montagem tem de se testar o(s) diferenciais (cada diferencial tem um botão de teste se o quadro estiver com energia eléctrica e o botão não provocar o disparo é porque o diferencial está avariado).

No caso de instalações amovíveis deve-se empregar quadros com caixa em material plástico como o da imagem do Restaurante “Os Serranos” que tem um diferencial de 30mA por fase.